Dicas de como começar uma loja online.
Para começar a atrair compradores e reter clientes fiéis, aqui estão nossas 20 dicas matadoras para criar uma loja online de sucesso.
Seguindo essas estratégias, os vendedores podem direcionar os interesses dos clientes por meio de sua loja online.
- Web Design envolvente
Não importa se você tem o melhor produto possível em seu nicho e o melhor atendimento ao cliente, – se o design da web de sua loja for ruim, sua presença de negócios online está condenada. 93% dos compradores consideram a aparência visual o fator mais importante ao fazer uma compra.
Os elementos de design devem cativar os visitantes, como usar imagens de largura total e evitar distrações com o mínimo de texto.
- O design da Web deve cativar a atenção dos visitantes do site. Atraia os clientes com imagens de largura total e texto mínimo.
- Uma página “Sobre nós” incrível
Se um visitante for para a sua página “Sobre nós”, isso significa que ele já está interessado em você e está lhe dando a chance de provar que seu produto é o melhor. O que você precisa fazer é definir claramente o que você é, o que faz e, o mais importante, o que oferece aos clientes. Todos os depoimentos, conquistas e qualquer tipo de prova social são bem-vindos aqui.
Certifique-se de não perder esta oportunidade, pois pode levar à conquista de um cliente. Suas informações de contato devem ser claras e fáceis de encontrar na página Sobre e também em todo o site. Certifique-se de mencionar:
- Email de contato
- Endereço
- Canais de mídia social
Empacotar sua página “Sobre” com muitas informações pode ser opressor para os visitantes do site. Algumas lojas online optam por um design minimalista para manter as informações claras e facilmente compreensíveis.
As informações de “Fale conosco”geralmente são colocadas na parte inferior de um site da Web e os usuários estão acostumados a encontrá-las lá.
Aqui estão algumas dicas práticas para criar sua página “Sobre nós”:
- Inclua informações básicas sobre sua empresa na página, como suas informações de contato, endereço e contas de mídia social.
- Evite sobrecarregar a página “Sobre nós” com muitas informações. Mantenha os visitantes envolvidos com um design mínimo.
- Faça parceria com outras marcas.
Dar o seu dinheiro suado a uma empresa pouco conhecida não é fácil para a maioria dos compradores. Estabeleça sua reputação mostrando quais empresas estão trabalhando com você. Eles não precisam necessariamente estar na escala de uma Coca-Cola ou Apple, mas mesmo as pequenas empresas podem adicionar um grau de confiabilidade à sua empresa.
Quanto mais parceiros você tiver, melhor.
Aqui estão algumas dicas práticas para fazer parceria com outras marcas e influenciadores:
- Destaque empresas parceiras em sua página inicial para mostrar imediatamente sua reputação aos visitantes do site.
- Se você tiver uma grande quantidade de parceiros, mostre todos eles. Quanto mais parceiros você tiver, maior será a confiança do comprador.
- Ofereça excelente suporte online
Seus consumidores precisam saber que terão suporte após a compra, se necessário. Garantir a solução de problemas após a compra e consultar antes da compra pode converter compradores potenciais em clientes fiéis e recorrentes.
O tipo de suporte mais abrangente e útil é um recurso de chat ao vivo que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa ferramenta pode aumentar a conversão de todo o site em 10% ou mais. Se você não tem recursos para oferecer suporte 24 horas por dia, você ainda deve fornecer algum tipo de serviço para ajudar as pessoas durante o horário de trabalho.
A empresa mantém o recurso de bate-papo facilmente acessível, mas discreto para os compradores no canto inferior esquerdo.
Aqui estão algumas dicas práticas para oferecer excelente suporte online:
- Ofereça suporte em todos os estágios da experiência de compra para incentivar novos compradores a fazer sua primeira compra e os clientes recorrentes a continuar comprando.
- Torne os recursos de suporte ao cliente, seja uma linha telefônica ou uma caixa de bate-papo, visíveis na página inicial para que os compradores fiquem cientes desses serviços.
- Forneça opções de pagamento populares
Nenhuma loja online pode existir sem pagamentos. Ofereça uma ampla variedade de opções de pagamento populares para seus clientes, para que eles sempre possam fazer uma compra com facilidade.
Aqui estão algumas dicas práticas para fornecer opções de pagamento:
- Permita que os vendedores criem uma conta em sua loja e salvem suas informações de pagamento para tornar as compras futuras mais fáceis.
- Ofereça uma ampla variedade de opções de pagamento populares para que cada consumidor possa fazer uma compra facilmente em sua loja.
- Anuncie nas redes sociais
Publicidade em canais de mídia social é uma maneira poderosa de se conectar com muitos clientes em potencial de maneiras criativas e divertidas. A publicidade em mídia social pode ser qualquer coisa, desde uma simples postagem no feed do Facebook a uma lente em forma de taco no Instagram.
Use ferramentas, como o Google Analytics, para rastrear quais canais seus clientes-alvo estão usando mais e concentre seus esforços de marketing nessas plataformas.
Aqui estão algumas dicas práticas para anunciar nas redes sociais.
- O marketing de mídia social permite muita criatividade, então tente implementar a personalidade de seus principais compradores em seus anúncios.
- Use análises de mídia social para rastrear o sucesso de seus anúncios e formar estratégias sobre como você pode melhorar as promoções futuras.
- Um blog útil voltado para SEO
Manter um blog é uma oportunidade de gerar mais tráfego para a loja. Postagens que contenham palavras-chave SEO e informações úteis para os consumidores provavelmente terão uma classificação elevada nos resultados de pesquisas. Postagens de blog que têm boa classificação e incentivam as pessoas a visitar seu site são um trampolim para as pessoas que visitam as páginas de seus produtos e concluem as compras.
Um blog também é um meio para se conectar com o público em um nível profundo. Ver como os clientes respondem ao conteúdo que você produz pode informar suas estratégias para atender às necessidades e desejos dos compradores. As postagens de blog constroem a confiança do comprador quando fornecem algum tipo de valor ao leitor, como oferecer conselhos de especialistas sobre o uso do produto ou um tópico relacionado ao setor.
Aqui estão algumas dicas práticas para criar um blog de loja:
- Use ferramentas de SEO para medir o volume de pesquisa mensal e a dificuldade de palavras-chave dos termos. Termos com altos volumes de pesquisas mensais e altas classificações de dificuldade serão mais difíceis de classificar.
- Use o Google Analytics para rastrear as visualizações de página de seus posts. Considere as postagens anteriores que receberam um grande número de visualizações ao planejar o conteúdo futuro.
- Conquiste a confiança do comprador com análises de produtos
Avaliações e avaliações de seus produtos aumentam imensamente sua confiabilidade. Os compradores online não podem encontrar os vendedores pessoalmente, por isso contam com o feedback de outros compradores para avaliar os comerciantes. As avaliações nas páginas do produto economizam o tempo dos consumidores, mostrando rapidamente o que os outros clientes pensam sobre o produto.
As análises de produtos são mais convincentes quando são abundantes. Para incentivar mais feedback, não tenha vergonha de pedir a seus clientes que deixem um comentário após a compra. Os clientes que estão satisfeitos com o seu produto muitas vezes não pensam em deixar um comentário porque já está tudo bem. Dê-lhes um empurrão gentil, e eles provavelmente ficarão felizes em compartilhar sua experiência positiva com outras pessoas.
Aqui estão algumas dicas práticas para usar análises de produtos:
- Indique a classificação média e o número de comentários no topo da página de cada produto e na parte inferior, onde você exibe o conteúdo dos comentários para aumentar a visibilidade do feedback.
- Incentive a deixar uma avaliação, oferecendo aos compradores um pequeno desconto após a compra, se eles deixarem um feedback.
- Torne seu site otimizado para SEO
Sua loja online tem que receber tráfego para que as compras aconteçam. A chave para gerar tráfego? Motor de Otimização de Busca. Ao incorporar palavras-chave de SEO em seus títulos e descrições de produtos, é mais provável que seu site tenha uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisas. A maior visibilidade é o ingrediente principal para maiores visitas ao site e mais conversões.
Se você não tiver certeza sobre como encontrar palavras-chave amigáveis para SEO ou como incorporá-las em sua loja, consulte este guia útil sobre otimização de SEO de sites de comércio eletrônico.
Aqui estão algumas dicas práticas para tornar seu site otimizado para SEO:
- Use ferramentas de SEO para encontrar palavras-chave que tenham volumes de pesquisa mensais altos o suficiente e dificuldade de palavras-chave baixa o suficiente para que seu site seja classificado.
- Digite as palavras-chave de SEO que você está pensando em adicionar às suas páginas de produtos para ver com quais resultados você estará competindo. Se os resultados forem sites importantes, considere alterar seu termo para algo menos competitivo.
- Certifique-se de que sua loja é responsiva a dispositivos móveis
As compras pelo celular representaram 30% das compras online no ano passado.
Com o uso crescente de telefones para compras online, os comerciantes precisam garantir que o design de seu site seja compatível com dispositivos móveis para garantir que os compradores possam fazer compras, independentemente do dispositivo que estejam usando. Os vendedores com experiência em tecnologia podem verificar os requisitos do sistema operacional, como essas diretrizes do iOS, para garantir que seu site seja responsivo. Os comerciantes também podem usar modelos de design de loja online que já estão configurados para serem responsivos a dispositivos móveis para tornar seu site amigável para dispositivos.
Aqui estão algumas dicas práticas para garantir que seu site seja responsivo a dispositivos móveis.
- Opte por designs verticais em vez de designs horizontais para facilitar a rolagem e a visualização de seu conteúdo nas telas do telefone.
- Teste a capacidade de resposta móvel da sua loja, carregando-o em um telefone e navegando para verificar se há erros.
- Rastreie Analytics e repita
Os proprietários de lojas online não podem melhorar suas estratégias de crescimento sem monitorar seu progresso. A melhor maneira de rastrear sua atividade de vendas e o comportamento dos clientes é usar uma ferramenta como o Google Analytics. Este programa fornece aos vendedores métricas claras sobre sua loja, como a porcentagem de vendas de produtos, o número de visitas à página do site e o número de carrinhos de compras abandonados.
Acompanhe continuamente suas métricas de vendas com o Analytics para que você possa formar insights de longo prazo sobre como envolver os clientes de forma mais eficaz e incentivar mais compras.
- Ofereça frete grátis.
O custo adicional do frete padrão pode facilmente dissuadir os compradores atuais de concluir a compra no caixa. Os vendedores que podem oferecer frete grátis devem fornecer o serviço, caso ainda não o tenham feito para incentivar as compras.
Embora o custo inicial de oferecer frete grátis possa prejudicar no início, muitos comerciantes veem um retorno maior com o aumento das compras depois de oferecer a apólice.
Aqui estão algumas dicas práticas para atrair compradores com sua política de envio.
- Ofereça frete grátis para reduzir o custo geral do seu item para os compradores e incentivar a compra.
- Destaque em sua loja online que você oferece frete grátis para que os compradores fiquem motivados a continuar comprando.
- Construa sua lista de divulgação
O crescimento de seus negócios envolve mais do que seus clientes – você também precisa alcançar pessoas em seu setor que podem ajudá-lo a alcançar mais compradores dentro de seu público-alvo. A rede com os grupos certos permite que os comerciantes gerem buzz sobre os produtos e estendam seu alcance para se conectar com o maior número possível de clientes. Os vendedores devem considerar entrar em contato com:
- Repórteres tradicionais – redatores de publicações que se especializam em seu setor e podem criar conteúdo sobre seus produtos
- Blogueiros do setor – escritores que criam conteúdo em blogs que se concentram em seu setor e exibem produtos como os seus
- Influenciadores de mídia social – pessoas que comentam sobre sua indústria nas redes sociais e têm um grande número de seguidores
- Empreendedores semelhantes – empreendedores com ideias semelhantes que estão envolvidos na sua indústria e estão familiarizados com os seus produtos
- Fique de olho na competição
Os clientes navegam nas lojas online em busca dos preços mais baixos e as melhores experiências gerais de compra. Para manter os compradores atraídos por sua loja, os comerciantes devem identificar lojas semelhantes ao seu próprio negócio com as quais possam ser comparados. Essas lojas oferecem políticas de devolução de 60 ou 30 dias? Eles oferecem frete grátis ou apenas opções pagas? Descobrir o que torna os concorrentes mais vantajosos permite que os vendedores determinem o que precisam mudar em seus negócios para manter os clientes fiéis e atrair novos compradores.
Aqui estão algumas dicas práticas para avaliar sua concorrência:
- Pesquise produtos como o seu nos principais mercados, não apenas em outras lojas online.
- Considere o design dos sites dos concorrentes, não apenas suas ofertas de produtos. Observe como pode ser mais amigável do que sua loja e como pode atrair compradores.
- Use fotos de alta resolução.
Os humanos são criaturas visuais. Processamos imagens em 1/10 de segundo e entendemos informações visuais 60.000 vezes mais rápido do que palavras. Com essa tendência natural para o visual, as imagens dos produtos causam uma impressão forte e imediata nos compradores. É essencial usar fotos nítidas e de alta resolução que destacam os detalhes dos produtos para atrair rapidamente os compradores sem perder a atenção.
Mostre vários ângulos de seu produto com fotos para que os compradores possam imaginar completamente o item e estar cientes de todos os seus detalhes. Incapazes de ver o produto pessoalmente, os compradores se sentirão mais seguros com sua compra online se tiverem uma compreensão visual completa do item.
Aqui estão algumas dicas práticas para usar fotos de produtos em alta resolução:
- Ative um recurso de zoom nas fotos do produto para que os compradores possam examinar seus itens com mais detalhes.
- Ofereça incentivos.
Os proprietários de lojas online não precisam se preocupar com as regras do mercado que limitam o que eles podem incluir nas páginas dos produtos ou na comunicação aos compradores. Os comerciantes com lojas devem aproveitar esse controle oferecendo incentivos aos compradores. Seja um desconto pop-up na página inicial da sua loja ou um e-mail promocional sobre uma venda em andamento, os vendedores devem entrar em contato ativamente com os compradores com diferentes tipos de incentivos para fazer compras.
Os comerciantes devem usar ferramentas baseadas em dados (veja a dica 11) para segmentar seus clientes e direcionar incentivos para diferentes grupos de compradores. Por exemplo, você pode enviar um e-mail oferecendo um desconto na primeira compra aos visitantes do site que visitaram as páginas do produto, mas nunca concluíram a compra.
Aqui estão algumas dicas práticas para oferecer incentivos:
- Use caixas de descontos pop-up em seu site ocasionalmente, não com frequência.bombardear os visitantes do seu site com pop-ups provavelmente os irritará e os afastará de sua loja.
- Rastreie quais códigos de cupom são usados com mais frequência para determinar quais promoções incentivaram mais compras e devem ser usados novamente no futuro.
- Incentive o compartilhamento social
O marketing boca-a-boca orgânico nas mídias sociais pode impulsionar o crescimento do seu negócio de comércio eletrônico. Discussões públicas de sua marca e produtos em canais de mídia social servem como prova social- o fenômeno psicológico de pessoas presumindo que comportamento dos outros reflete o comportamento correto. Os compradores online não podem ver seus produtos pessoalmente, então eles consideram o que outros clientes têm a dizer sobre sua empresa no Facebook para determinar se devem fazer uma compra.
Incentive o buzz nas redes sociais sobre o seu produto, iniciando uma campanha que incentive o compartilhamento. Por exemplo, uma marca pode oferecer aos clientes uma entrada em um concurso se eles deixarem um comentário em uma postagem de mídia social ou marcar um amigo. Os comerciantes também devem estimular o compartilhamento social, tornando seus canais de mídia social facilmente acessíveis em seu site.
Aqui estão algumas dicas práticas para incentivar o compartilhamento social:
- Não limite o compartilhamento social aos compradores! Fale com outras marcas com as quais você fez parceria e incentive-as a compartilhar informações sobre sua empresa ou marcar sua marca em seu conteúdo de mídia social.
- Não quebre a cadeia de compartilhamento. Se alguém menciona sua marca nas redes sociais, tente continuar usando táticas como re-tweetar ou comentar embaixo da postagem.
- Aproveite as vantagens do marketing por e-mail
O marketing por email é uma maneira fácil de os comerciantes estabelecerem relacionamentos com seus clientes. Os comerciantes podem enviar mensagens direcionadas a segmentos de compradores que atendem aos desejos específicos de cada grupo. Ao apelar aos interesses dos compradores, o marketing por email é uma ferramenta poderosa para incentivar as vendas e aumentar a receita.
Para começar, você precisará coletar os e-mails dos compradores e certificar-se de que eles desejam receber mensagens suas. Existem muitas oportunidades para perguntar aos compradores se desejam receber notificações por e-mail, como no processo de finalização da compra ou até mesmo em uma janela pop-up enquanto navegam.
Nem todo comprador concordará em se inscrever em sua lista de e-mail, mas o grupo de clientes que concordará será um conjunto de compradores ansiosos que estão entusiasmados com sua marca e provavelmente responderão bem ao seu marketing por e-mail.
Aqui estão algumas dicas práticas para usar o marketing por e-mail:
- Use uma ferramenta de marketing por e-mail para rastrear o sucesso de suas mensagens, como quantas vezes ele foi aberto ou quais links foram clicados com mais frequência.
- Rastreie quais clientes cancelam a assinatura de sua lista de e-mail com software de marketing por e-mail. Usando outras informações de seu perfil de comprador, tente inferir por que eles podem ter cancelado a assinatura e como você pode usar esse conhecimento para evitar futuros cancelamentos.
- Organize sua loja para mais conversões
As lojas online oferecem aos comerciantes total autonomia sobre as experiências dos clientes. Em vez de seguir as políticas do mercado, um vendedor pode abrir sua própria loja online de acordo com seus termos para moldar as interações de produtos de seus compradores.
Os comerciantes com essa liberdade como proprietários de uma loja online podem incentivar mais conversões se souberem como criar cada elemento de sua loja. Seguindo as estratégias descritas neste guia, os comerciantes podem se tornar mais conscientes de como os clientes percebem cada elemento da loja e aplicar esse conhecimento para criar sua loja online.
Deixe um comentário