Para que serve o Google Search Console?

Escrito por Danilo Barbieri

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Para que serve e como utilizar o Google Search Console

Se você é proprietário de um site / loja virtual ou empresário e está tentando otimizar seu site, talvez já tenha ouvido falar do Google Search Console. Se você não está familiarizado com o termo: Search Console, pode não perceber como ele é importante.

O Search Console é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google para ajudar os webmasters a monitorar a integridade de seus sites ou loja virtual. Mas para que serve exatamente o Google Search Console? Qual é o uso do Google Search Console em SEO?

Vamos descobrir, juntos

É importante saber completamente o que o Google Search Console faz antes de entender como ele é valioso para o sucesso de longo prazo de sua empresa e o desempenho do site. O Search Console é um recurso inestimável para os profissionais de marketing por causa de todas as ferramentas que oferece para ajudar a garantir que os sites tenham um bom desempenho na pesquisa do Google, bem como as ferramentas que oferece para rastrear seu sucesso e analisar seu tráfego. Além das informações estatísticas e dos dados que ele oferece, o Search Console também oferece ferramentas para webmasters para corrigir problemas que podem impedir que tenham um bom desempenho.

Então, o que exatamente é isso?

 

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que ajuda os usuários a medir o tráfego de seus sites, ver o desempenho das palavras-chave, corrigir problemas e receber mensagens do Google sobre seus sites ou lojas virtuais. Ele fornece uma visão sobre o desempenho de um site na pesquisa orgânica, bem como maneiras de fazer ajustes no site no índice do Google. (Ao contrário do Google Analytics, porém, o Search Console fornece apenas informações sobre o tráfego que vem da pesquisa na web – não outros segmentos, como tráfego direto, tráfego de anúncios ou tráfego de referências de sites).

O Search Console foi lançado pelo Google há quase 15 anos, quando ainda era oficialmente chamado de “Ferramentas do Google para webmasters”. Desde então, o nome mudou e sua funcionalidade também mudou muito, mas sua finalidade ainda é a mesma.

Você não pode usar o Google Search Console para fazer alterações diretamente em seu site, mas pode usá-lo para enviar páginas ao índice do Google, para verificar se os URLs do seu site estão íntegros e para verificar se há erros na propriedade do seu domínio.

Para SEO, em particular, o Search Console é uma boa ferramenta para ajustar a estratégia. Os dados que você pode obter do Search Console podem ajudar as empresas a descobrir novas oportunidades de classificação, impulsionar o desempenho existente e saber exatamente como as pessoas estão acessando seus sites. Isso significa que é uma ferramenta importante para qualquer empresa que depende de seu site para a experiência do usuário ou para gerar leads por meio de tráfego orgânico.

Saiba mais sobre como configurar uma conta e como usar o Search Console para uma campanha profissional de otimização de pesquisa pode ajudar sua empresa a crescer a longo prazo. Depois de criar uma conta, você pode começar a explorar para que o Google Search Console é usado em SEO.

Neste artigo você vai entender tudo sobre essa ferramenta e como usá-la para conquistar resultados melhores na sua estratégia de marketing digital.

Para que é usado o Google Search Console?

Basicamente, explicamos o que é o Search Console. Também examinamos um pouco como o Search Console pode ajudar as empresas a monitorar melhor o desempenho de seus sites on-line, mas não realmente em detalhes. A verdade é que o Search Console é uma plataforma muito poderosa que oferece muitas ferramentas diferentes para finalidades diferentes – talvez você não conheça todas até aprender sobre cada uma individualmente. Mas podemos examinar seus melhores recursos aqui.

Então, para que serve o Google Search Console quando o Google já fornece uma ferramenta de análise? O que o Google Search Console faz de diferente do que você já pode ver no Analytics?

A verdade é que não é alguma sobreposição entre o Google Search Console e o Google Analytics em que ambos permitem medir o tráfego para seu site, e ambos permitem que você quebrar o tráfego por URL, e área de trabalho vs. móvel. Mas as semelhanças praticamente terminam aí.

Usando o Google Search Console para tráfego

Para muitas empresas on-line, o recurso mais valioso no Search Console é o relatório de desempenho. Como o nome indica, esta seção da plataforma fornece aos comerciantes e às empresas informações importantes sobre seu desempenho orgânico e pode ajudá-los a rastrear KPIs importantes para o sucesso dos negócios e crescimento contínuo.

O relatório de desempenho mostra métricas sobre o tráfego orgânico que chega aos sites de uma empresa, bem como a cada URL individual. Fornece detalhes sobre cliques, impressões, taxa de cliques e classificações médias de palavras-chave. Vamos definir cada um deles:

  • Cliques : essa métrica reflete o número de cliques da pesquisa do Google que resultam em usuários que visitam a propriedade do seu site. Ao contrário do Google Analytics, esses cliques não representam necessariamente as sessões do usuário (um período total em que um usuário navega no site) ou mesmo visualizações de página (o número de vezes que uma página é exibida no total). Os cliques são apenas isso … cliques. Essa é uma grande parte do motivo pelo qual o número de cliques que você vê no Search Console nem sempre corresponde às sessões que você vê no relatório da página de destino do Analytics; porque o Google mede essas métricas com definições ligeiramente diferentes.
  • Impressões: são definidas como quantos links para seu site um usuário viu nos resultados de pesquisa do Google (mesmo que o resultado não tenha sido visualizado). Uma maneira mais simples de descrever isso é que impressões são quantas vezes seu site aparece nos resultados de pesquisa, mesmo que não receba cliques. Seus resultados não são contados como impressões se eles aparecem na próxima página de resultados de pesquisa em que o pesquisador não clicou.
  • CTR: essa métrica significa taxa de cliques e é uma medida de quantos cliques o site recebeu, dividido pelo número de impressões recebidas.
  • Posição média: significa a posição média do resultado superior do seu site para uma determinada palavra-chave. A média é dada aqui porque a posição oscila frequentemente, mais ou menos alguns pontos.

Exemplo de captura de tela do relatório de desempenho do Search Console

 

O uso dessas métricas depende do indivíduo. O valor comercial com eles é que eles fornecem às empresas online maneiras de medir diretamente o sucesso de suas campanhas de SEO, além de fornecer dados para ajustar ainda mais as estratégias de SEO.

Com uma campanha de SEO especializada, uma empresa pode descobrir palavras-chave com um CTR alto para entender que tipo de pesquisador traz melhor as pessoas do SERP para seu site. Palavras-chave de alto valor com muitas impressões, mas uma CTR relativamente baixa, podem representar falhas na presença SERP da empresa. Pode fazer sentido certificar-se de que os meta-títulos e as meta-descrições estão bem escritos. Palavras-chave com poucas impressões ou poucos cliques podem significar que seu site não está aparecendo para essas pesquisas ou que os usuários da web não estão encontrando o caminho até seu site.

Da mesma forma, os especialistas em mecanismos de pesquisa podem utilizar esses dados para determinar quais palavras-chave oferecem a melhor taxa de cliques para que possam revelar os hábitos do pesquisador e a intenção dos visitantes do site. Dessa forma, as empresas podem otimizar seu conteúdo na página ou selecionar um novo conteúdo para melhor corresponder ao tráfego existente de alto CTR e alto valor.

O Search Console não serve apenas para pesquisar novas oportunidades de palavras-chave ou configurar uma campanha de SEO, mas também pode fornecer dados de retorno que podem ser usados ​​para fazer ajustes e ajustar ainda mais as campanhas de SEO. O Search Console permite que as empresas classifiquem cada métrica por ordem decrescente ou vice-versa, eles também podem fazer comparações período a período (POP) para determinar tendências de mudança e permitem que os usuários exportem os dados também.

O botão de exportação no Google Search Console

Qual é a utilidade do Search Console para sua empresa? Separe recursos ou uma equipe para incorporar o Search Console à propriedade do seu domínio. Como ler esses dados corretamente e aplicá-los ao crescimento de longo prazo de um site pode ser uma tarefa complexa, muitas empresas optam por contratar uma agência para gerenciar seu SEO.

Uma agência poderá determinar qual é o uso do Search Console em SEO para o seu negócio e poderá customizar uma estratégia para seus KPIs mais importantes. Os otimizadores de mecanismos de pesquisa profissionais usam o Search Console para realizar pesquisas de palavras-chave e descobrir palavras-chave com bom potencial de tráfego.

Usando o Search Console para a integridade técnica do site

Há outro lado valioso do Search Console que é importante conhecer as empresas digitais. Além dos dados estatísticos que podem ajudar a informar suas estratégias de marketing, o Search Console também foi projetado para garantir que a presença de seu site no Google esteja ilesa e que você não tenha erros que possam prejudicar suas classificações.

Aqui, o Google oferece alguns relatórios que podem ajudar os sites a garantir que não sejam penalizados por violar as regras do Google, estejam livres de erros, sejam compatíveis com dispositivos móveis, não sejam muito lentos e muito mais.

Então, para que o Google Search Console é usado para determinar a integridade técnica do site?

Vamos dar uma olhada em alguns dos relatórios mais úteis disponíveis.

O Relatório de Cobertura do Índice

O relatório de cobertura permite que os proprietários de sites vejam o grau de cobertura de seus sites no índice do Google. Obviamente, dessa forma, eles podem monitorar quanto de seu site foi indexado para ter certeza de que estão tão visíveis para o SEO quanto precisam ser.

De acordo com o Google, o ideal é que o número de páginas “válidas” de seu site aumentem gradualmente ao longo do tempo, conforme o Googlebot indexa mais e mais páginas. Na verdade, aqui você pode ver quatro mensagens de status total para o seu site:

  • Erro: significa páginas que não foram indexadas. Clicar neste relatório mostrará uma descrição dos erros específicos e pode ser usado para ajudar a diagnosticar problemas em seu site. Você deve se concentrar em corrigir esses problemas primeiro.
  • Aviso: a página foi indexada pelo Google, mas tem um problema que precisa ser resolvido.
  • Excluído: a página não está indexada, mas geralmente por um motivo legítimo ou porque o Google acredita que o proprietário do site não deseja que o site seja indexado. Isso inclui páginas não canônicas, páginas excluídas por tags “sem índice” ou porque as páginas parecem ser duplicatas de outras páginas indexadas e o Google selecionou sua própria página canônica.
  • Válido: são páginas íntegras e indexadas!
uma captura de tela do relatório de erros do Search Console

Isso significa que o Google Search Consoled é usado para erros e problemas de indexação em um site que podem ser repassados ​​ao webmaster ou ao desenvolvedor do site para serem corrigidos. Também permite que as empresas tenham uma espécie de “visão panorâmica” de sua presença nos resultados de pesquisa do Google.

O que o Google Search Console faz para ajudar as empresas com problemas em seus relatórios de cobertura?

Verdade seja dita, o Search Console não se integra a sites de uma forma que permita que os sites corrijam esses problemas diretamente. Mas permite que os sites monitorem sua saúde e também oferece opções para solicitar verificação assim que um problema for corrigido ou se os proprietários do site acreditarem que os erros encontrados na plataforma não são precisos.

Uma coisa que ele permite que as pessoas façam diretamente é enviar as páginas ao índice, uma por uma, ou enviar um mapa do site.

O Relatório de Sitemaps

A seção Sitemap do Search Console é usada para enviar uma lista do total de páginas de um site para que o Googlebot possa rastreá-las com mais facilidade e rapidez. Esta é uma etapa que é realmente incentivada pelo Google!

Você pode usar o relatório Sitemaps para informar ao Google sobre novos sitemaps para seu domínio, ver com que frequência eles são rastreados e ver os erros que o Google encontrou ao analisar seus sitemaps enviados.

Ele também fornece informações sobre quantos novos URLs são descobertos pelo Google diretamente no seu sitemap.

Ferramenta de inspeção de URL

Você também pode verificar o status e a função de URLs individuais em seu site testando-os na ferramenta de inspeção de URL no Search Console.

Especificamente, a ferramenta permite que os usuários tenham certeza de que suas páginas estão no índice do Google (ou vejam se não). Eles também podem solicitar a indexação aqui. Além disso, eles podem visualizar uma versão renderizada das páginas, testá-la para garantir que o Googlebot possa ler as páginas, visualizar os recursos carregados e ver se a página foi canonizada pelo Google ou, em vez disso, canonizada para outra página.

Para usar o Google Search Console em SEO, isso é ótimo para inspecionar páginas individualmente para diagnosticar problemas ou solicitar indexação para que as alterações recentes possam ser detectadas mais rapidamente.

Relatório de ações manuais

O relatório de ações manuais pode notificá-lo se seu site sofreu uma penalidade instituída manualmente por um revisor humano do Google. Nesse caso, partes ou todo o site podem não ser exibidos nos resultados da pesquisa.

Um site será atingido por uma ação manual se não estiver em conformidade com as diretrizes de qualidade para webmasters do Google ; geralmente se parece que a página está deliberadamente tentando manipular sua presença nos resultados de pesquisa usando práticas de SEO duvidosas.

Relatório de status das ações manuais do Google Search Console

Ferramenta de Remoção

Esta ferramenta permite que os proprietários de sites removam temporariamente suas páginas dos resultados da pesquisa. A ferramenta de remoção não impedirá o Google de rastrear suas páginas, apenas impedirá que elas apareçam nas pesquisas (por aproximadamente 6 meses).

Essa ferramenta não é útil para remover uma página da pesquisa permanentemente. A melhor maneira de fazer isso seria simplesmente excluir a página, bloquear seu acesso com uma senha ou adicionar uma meta tag sem indexação para evitar que o Googlebot a indexe .

Relatório do Core Web Vitals

Costumava ser chamado de “Relatório de velocidade” e fornecia aos proprietários da web insights sobre a velocidade de carregamento de seus sites com classificações de “Lento”, “Moderado” e “Rápido”. Mas, desde então, o Google atualizou esta área do Search Console para fornecer dados mais específicos sobre algumas métricas importantes com base na experiência do usuário.

O relatório mede LCP, FID e CLS para páginas na propriedade de domínio. Essas métricas são projetadas para fornecer aos proprietários da web e aos profissionais de marketing informações sobre o desempenho de seus sites nas principais áreas de experiência do usuário. Nos últimos anos, o Google continuou a promover a experiência do usuário como um elemento importante do design da web e incorporou fatores de classificação em seu algoritmo para refletir isso. Agora eles estão dizendo que LCP, FID e CLS também serão incorporados ao algoritmo de classificação .

Aqui está o que essas métricas significam:

  • LCP é a “maior pintura de conteúdo”. Basicamente, ele é projetado para medir quanto tempo leva para um conteúdo significativo aparecer em uma página.
  • FID é “First Input Delay,” basicamente quanto tempo leva antes que um usuário possa interagir com a página.
  • CLS é “Mudança cumulativa de layout” que mede o quanto o layout da página se move durante o carregamento.

Isso permite que as empresas revisem as métricas sobre a velocidade de carregamento das páginas em seus sites. Os dados de desempenho são calculados usando dados de uso do mundo real que o Google compilou.

Qual é o uso do relatório Core Web Vitals do Google Search Console no SEO? Nos últimos anos, o Google atualizou a velocidade da página como um fator de classificação para os resultados de pesquisa em computadores e dispositivos móveis. Páginas com tempo de carregamento extremamente baixo podem acabar tendo uma classificação um pouco mais baixa no Google. Eles agora estão defendendo ainda mais a importância da experiência do usuário, incorporando outras métricas de UX em seu algoritmo de classificação principal.

Tempos de carregamento de página mais longos também podem significar uma experiência ruim para o usuário, o que pode aumentar a taxa de rejeição. De acordo com dados do Think with Google :

  • Se o tempo de carregamento da página aumenta de 1 segundo para 3 segundos, a taxa de rejeição aumenta 32%
  • Se o tempo de carregamento da página aumenta de 1 segundo para 6 segundos, a taxa de rejeição aumenta em 106%

Relatório de usabilidade em dispositivos móveis

O relatório de usabilidade em dispositivos móveis do Search Console fornece informações abrangentes sobre a compatibilidade com dispositivos móveis e possíveis problemas com dispositivos móveis em seu site. Ele fornece uma lista de todas as páginas que apresentam problemas quando visualizadas em um dispositivo móvel.

Todas as páginas listadas na guia “Erro” têm problemas que podem impedi-las de serem compatíveis com dispositivos móveis; todo o resto pode ser listado como “Válido”. Isso permite que os profissionais de marketing e negócios revisem o design e as configurações móveis de seus sites para garantir que seus sites ofereçam aos usuários a melhor experiência em dispositivos móveis.

Sites com compatibilidade adequada com dispositivos móveis também têm uma chance melhor de ter um desempenho melhor nos resultados de pesquisa do Google para dispositivos móveis.

Todos esses relatórios são apenas alguns dos principais recursos disponíveis no Search Console. Dependendo do tipo de negócio que você possui e de como seu site está configurado, você pode ter outros relatórios disponíveis. Por exemplo, o Search Console também é usado para fornecer aos proprietários de empresas informações sobre seus dados estruturados , produtos , migalhas de pão, fragmentos de comentários e muito mais! Esses relatórios só serão exibidos se você tiver determinados recursos codificados em seu site.

Saiba mais sobre o Search Console

Para que o Google Search Console é usado na otimização de sites para SEO? Entre em contato com a Radd Interactive para saber como essa ferramenta, junto com uma campanha profissional de SEO, pode ajudar seu negócio online a ter sucesso.

Espero que nosso artigo tenha te ajudado a entender o que é Google Search Console e como ele pode ser de extrema importância na estratégia de marketing para seu negócio . Em caso de dúvidas, basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo com outros!

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